PROUNI 2019 INSCRIÇÕES →【CONFIRA O PASSO A PASSO】

Tire todas suas dúvidas sobre como fazer o Prouni 2019 inscrições agora, lendo atentamente e absorvendo cada informação contida nesse artigo escrito para você que quer entrar numa instituição de ensino superior particular e não tem como pagar as mensalidades.

O Programa Universidade para Todos – PROUNI oferece bolsas de estudo integrais e parciais nas faculdades inscritas no programa. Saiba mais!

Como funciona o Prouni 2019?

Você com certeza já ouviu falar do Programa Universidade Para Todos, “Prouni”. Ele tem o objetivo a concessão de bolsas de estudos, parciais ou integrais, em instituições de ensino superior particulares.

O programa foi criado em 2004 e desde então vem formando parceria com as instituições para o oferecimento das bolsas de estudos. Em contrapartida as instituições que se cadastram como parceiras do Prouni ficam isentas de tributos.

O programa, em pouco mais de 10 anos de existência já beneficiou mais de 1,9 milhões de estudantes, sendo que mais de 70% desses com bolsas integrais.

PROUNI 2019 INSCRIÇÕES

O Prouni também possui ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa. Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no qual é utilizado para a distribuição de vagas em universidades de ensino superior da rede pública de educação.

O Prouni expande significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para um maior acesso dos jovens à educação superior.

Bolsas Prouni 2019

O ProUni 2019 possui processo seletivo com inscrições abertas no primeiro e no segundo semestre, oferecendo duas modalidades distintas de bolsas:

PROUNI 2019 INSCRIÇÕES


Bolsas integrais: Nessa modalidade o Prouni paga integralmente todas as mensalidades diretamente para as universidades ou faculdades particulares para os estudantes com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.


Bolsas Parciais: São bolsas com garantia de pagamento de 50% do valor das mensalidades. A metade faltante é paga pelo estudante com dinheiro próprio ou através do programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal – FIES.


Processo de Seleção do Prouni

O processo de seleção é realizado em três etapas:


Inscrição e pré-seleção do MEC: Nesta etapa o aluno faz duas opções de cursos por instituições de ensino e turno, após a inscrição o PROUNI emite listagens públicas dos pré-selecionados.

O critério usado para a elaboração dessa lista é a média aritmética das notas de redação e de conhecimentos gerais obtidas pelos estudantes no ENEM.


Aferição da informações: Os pré-selecionados devem apresentar os documentos que comprovem os dados fornecidos por eles quando da inscrição às faculdades ou universidades privadas para a quais foram selecionados.


Seleções realizadas pelas escolas de ensino superior: Os candidatos, conforme regras estabelecidas pelas instituições de ensino cadastradas no programa podem ser submetidos a um processo seletivo próprio.


Quem for reprovado em uma dessas etapas irá direto para uma listagem de segunda chamada cuja ordem de classificação é determinada pelas notas recebidas por cada concorrente no ENEM.

Assim como no SISU, você pode acessar o site do programa para consultar as notas de corte e alterar suas opções quantas vezes forem necessárias para ser selecionado durante o período da Prouni Inscrições.

São feitas duas chamadas para a realização da matrícula onde os selecionas têm poucos dias para fazerem a matrícula na faculdade. Quem não obteve uma vaga na primeira e na segunda chamada ainda pode consegui-la através do processo de bolsas remanescentes que é aberto para os cursos que ainda apresentarem vagas em aberto.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Requisitos para Prouni 2019 Inscrições

Pode se inscrever no PROUNI quem não zerou na prova de redação do ENEM do ano interior e obteve a média mínima de 450 pontos nas demais áreas de conhecimento, não possuir diploma superior e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Também, precisa atender os seguintes quesitos se quiser participar do Prouni 2019 inscrições:


01. Ter realizado o ensino médio inteiramente em escolas públicas;


02. Ter cursado todo ou parte do ensino médio em escolas particulares com bolsa integral;


03. Ser portador de necessidades especiais;


04. Declarar-se cidadão pardo, indígena ou de pele preta;


05. Professores contratados de escolas públicas podem concorrer a bolsas nos cursos de licenciatura e pedagogia sem necessidade de estarem enquadrados no critério de renda máxima de três salários mínimos.


Prouni 2019 Inscrições

A inscrição PROUNI para milhares de cursos em faculdades particulares reconhecidas pelo MEC de todo o Brasil é feita duas vezes por ano pelo site oficial do programa.

PROUNI 2019 INSCRIÇÕES

O passo a passo do processo das inscrições do Prouni 2019:

  • Entre na página do PROUNI – prounialuno.mec.gov.br;
  • Clique em inscrever;
  • Coloque seu número de inscrição e senha do ENEM;
  • Preencha o cadastro;
  • Escolha as duas opções de cursos e instituições.

Depois de aprovado na ultima seleção (ou na aferição das informações) você precisará efetuar a matricula na instituição de ensino escolhida.

Para conseguir manter a bolsa você deve ter um aproveitamento igual ou maior que 75% nas matérias ministradas durante o curso e em presenças. Alunos que não atingirem esses números correm o risco de perder a bolsa permanentemente.

Acesse o site todos os dias durante o período das inscrições para o Prouni 2019, verifique seu posicionamento e faça as alterações de cursos, turnos e/ou faculdades para manter-se vivo na disputa pela bolsa.


O PROUNI foi criado em 2004 pelo governo federal e já distribuiu bolsas de estudos para mais de um milhão de estudantes de todo o Brasil, sendo que 67% desse total foram de bolsas de estudo com pagamento integral.

Assim como o SISU e o FIES, esta é uma forma de proporcionar estudo superior de qualidade para brasileiros com baixa renda, portadores de deficiências físicas e para os jovens inseridos no sistema de cotas raciais – LEI 12.990/2014.

O programa é sua grande chance para realizar seu sonho de conquistar o diploma que lhe permita um futuro profissional promissor. Não deixe passar! Por isso, você que fez mais de 450 pontos e não tirou zero no ENEM, se enquadra ao perfil exigido pelo processo de seleção e já tirou todas as suas dúvidas de como se inscrever no ProUni 2019, fique atento às datas e prazos das inscrições.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

PROUNI 2019 INSCRIÇÕES →【CONFIRA O PASSO A PASSO】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *