INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2019 →【SAIBA COMO FAZER】

O sonho de acessar uma universidade está cada vez próximo. O Programa Universidade Para Todos (inscrições para o PROUNI 2019) está com vagas abertas. Existem opções para os mais variados cursos, e ainda para as mais variadas instituições participantes do programa.

As opções são válidas para o país inteiro e são ofertadas duas vezes por ano aumentando ainda mais as chances de quem busca uma oportunidade. Aqui nós vamos dar todos os detalhes de como se inscrever no ProUni 2019, e dar todas as indicações necessárias.

Existem algumas condições para a participação do programa, e você terá todas elas detalhadas neste artigo. Com estas informações vai ficar muito mais fácil concorrer às vagas do PROUNI 2019 inscrições e certamente alcançar o sonho de acesso ao ensino superior.

O que é o PROUNI 2019?

Como dito anteriormente, o PROUNI 2019 abre vagas duas vezes em um ano, sendo sua periodicidade semestral. As vagas oferecidas são para as instituições particulares participantes do programa, o que aumenta ainda mais as opções para os candidatos.

Para a inscrição Prouni é preciso que o candidato tenha feito o Enem no ano anterior ao corrente, ou pelo menos dois anos antes. As vagas são destinadas para todos os públicos. De maneira geral somente quem é baixa renda e pode comprovar, pode participar do programa.

Isso ocorre porque o PROUNI oferece bolsa de estudos em faculdades, podendo ser em 50% ou 100% da mensalidade. Também são destinadas vagas para cotistas, no caso, negros indígenas ou pardos, que também devem comprovar as informações.

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2019

Na modalidade de 50% de bolsa, o restante é garantido pelo aluno, que pode também recorrer a algum outro programa para isso. Caso não concorra às vagas destinadas à cotistas, você estará na opção de ampla concorrência, com todos que não optaram pelas ações afirmativas.

São duas opções de escolha de cursos e instituições. Ao fazer as escolhas, deve se atentar, pois essa escolha faz toda a diferença. Caso seja selecionado para a primeira opção, a segunda é automaticamente cancelada, somente sendo possível acessar caso não seja selecionado na primeira.

A aprovação em qualquer que seja a opção, só é possível se alcançar a nota de corte que é calculada diariamente. Ela leva em conta os participantes que concorrem à alguma vaga, e o mínimo de pontos para que seja aprovado.

Caso não seja selecionado, existem ainda 5 possibilidades, referentes às listas de chamadas. Conforme as vagas não sejam preenchidas, novas pessoas são convocadas. As chamadas são realizadas no portal de inscrição.

Os prazos das inscrições para o Prouni 2019 são informados no portal, com todas as indicações necessárias para que a matrícula seja feita.

Bolsas de Estudo Prouni 2019

O Programa Universidades para Todos 2019 selecionará os candidatos que obtiveram uma nota considerada classificatória pelo ProUni, para estudarem nas instituições privadas por meio de bolsas de estudo. Oferecendo duas modalidades distintas de bolsas:

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2019


Bolsas integrais: Nessa modalidade o Prouni paga integralmente todas as mensalidades diretamente para as universidades ou faculdades particulares para os estudantes com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.


Bolsas Parciais: São bolsas com garantia de pagamento de 50% do valor das mensalidades. A metade faltante é paga pelo estudante com dinheiro próprio ou através do programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal – FIES.


Processo de Seleção do Prouni

O processo de seleção é realizado em três etapas:


Inscrição e pré-seleção pelo MEC – Nessa primeira etapa o candidato escolhe a modalidade de bolsa de estudo. Você poderá escolher até cinco opções de faculdades particulares, podendo assim alternar os cursos e turnos que estiverem disponíveis para escolha.

Você será selecionado, por meio da sua nota obtida do Enem. A nota considerada pelo ProUni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.


Aferição das informações prestadas pelo candidato pelas instituições de ensino superior – Caso você seja selecionado pela pré-seleção do MEC os estudantes selecionados deverão comparecer a instituição particular que fora escolhida, para que você forneça todos os documentos pessoais que for preciso, para que assim seja feita a sua ficha de inscrição e regulamentar o processo seletivo.


Seleção feita pelas instituições – Nessa ultima etapa do processo seletivo os estudantes serão encaminhados para eventuais processos seletivos próprios, feitos pelas respectivas instituições de escolha. Se aprovados, são inseridos no programa mediante a emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa de estudo.


A reprovação do estudante em uma das três fases para seleção das bolsas de estudo, resultará automaticamente para a pré-seleção da segunda chamada do Prouni 2019 seguindo a lista de classificação, observando-se, rigorosamente, a ordem das notas obtidas no Enem.

Quem pode fazer as Inscrições para o PROUNI?

Para participar do PROUNI o candidato deve preencher requisitos bem específicos, como:

  • Participação no Enem do ano anterior ou de dois anos atrás;
  • Ter pontuado a redação;
  • Ter pontuado a parte de gabarito;
  • Possuir renda familiar até 1 salário mínimo e meio
  • Ter cursado o ensino médio em escolas públicas, ou com bolsas em colégios particulares.

Para quem optar pela concorrência entre cotas, algumas informações podem ser exigidas para que sejam confirmados alguns dados fornecidos..

Inscrições para o Prouni 2019

Para se inscrever no PROUNI o primeiro passo é resgatar o número de inscrição e senha que são dados no ato da inscrição para o Enem. Com estes dados em mãos você acessa o portal do programa e tem acesso ao cadastro dos seus dados completos.

Confira a seguir como fazer as inscrições do Prouni 2019:

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2019


Passo 01. Acesse: siteprouni.mec.gov.br.


Passo 02. Lá você deverá cadastrar todos os dados pessoais e de renda que irão definir a sua participação ou não da seleção.


Passo 03. Após este passo, deverá escolher entre duas opções de curso e de instituições, lembrando que a prioritária é a primeira opção. Isso significa que caso você seja selecionado nas duas opções, deverá se matricular na primeira. Só será permitido acessar a segunda opção caso for selecionado exclusivamente nesta, a partir da nota de corte.


Passo 04. Para saber em qual opção você foi selecionado, deverá acessar todos os dias o portal, a fim de saber se está acima da nota de corte. É caso positivo, deverá preparar a documentação e obedecer os prazos estabelecidos para cada passo.


Passo 05. Primeiro é preciso que confirme os dados fornecidos para o programa, para que sejam comprovados.Em seguida vem os prazos para a matrícula propriamente dita, e é muito importante obedecer este calendário.


Passo 06. Caso não seja selecionado na primeira lista, ainda são oferecidas outras oportunidades, de quem não compareceu em outras oportunidades. O acesso ao portal é fundamental para que o sonho do ensino superior seja realizado, e possa enfim se concretizar.


São vagas para milhares de pessoas que têm a oportunidade de dar continuidade aos estudos e alcançar a outros objetivos na vida. Por isso é importante não deixar escapar essa chance tão especial para poder finalmente crescer na vida.

O programa é mais uma ferramenta para quem quer e precisa acessar o ensino superior. Se você preenche os requisitos não perca tempo e faça já o processo das inscrições para o Prouni 2019.

Caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar um comentário abaixo, para que possamos esclarece-la o mais breve possível. Boa Sorte!!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *