INSCRIÇÕES DO PROUNI 2019 →【SAIBA COMO FUNCIONA】

Já pensou em estudar de graça ou pagando apenas a metade do valor da mensalidade em uma universidade particular? Isso é possível graças ao Programa Universidade para Todos. As inscrições do PROUNI 2019 podem ser feitas todos os anos, diretamente pela internet. São milhares de vagas, para dezenas de cursos.

Para que você seja capaz de aproveitar essa grande oportunidade de estudar gastando pouco ou até mesmo sem gastar nada é importante conhecer o programa. Entender o seu funcionamento, as regras para se inscrever e como realizar a inscrição Prouni é fundamental. Confira!

Como funciona o PROUNI 2019

O PROUNI 2019 foi criado para garantir que pessoas de baixa renda pudesse estudar em instituições privadas de ensino superior. Além das vagas oferecidas pelo governo nas instituições públicas, as entidades privadas também devem reservar algumas vagas. Se você quer saber como se inscrever no ProUni 2018, temos algumas informações que vão te ajudar.

O sistema do PROUNI é bem parecido com o do SISU – Sistema de Seleção Unificada. Todos os anos o governo abre prazo que candidatos de todas as partes do Brasil façam sua inscrição, concorrendo a uma das vagas abertas.

INSCRIÇÕES DO PROUNI 2019

A seleção do Programa Universidade para Todos usa como base a nota obtida pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Apenas os candidatos que realizaram o exame no ano anterior podem disputar uma das bolsas de estudo.

Ao fazer as inscrições do Prouni, o candidato pode concorrer a uma bolsa de 50% ou 100%. Não importa o valor da mensalidade, o governo cobre a metade ou a totalidade. E como saber se a bolsa é de 50 ou 100%? No ato de inscrição no programa é possível procurar pelas bolsas parciais ou integrais.

Assim como no SISU, o PROUNI 2019 também apresenta nota de corte. Trata-se da menor nota necessária para conseguir a bolsa em determinado curso, de determinada instituição. Quanto mais elevada a sua nota no ENEM, maior a sua chance de conseguir uma bolsa, seja ela integral ou parcial.

Quem pode fazer as Inscrições do Prouni

Um dos diferenciais do PROUNI é o seu público-alvo. O programa é destinado aos candidatos que tenham cursado o ensino médio em rede pública de ensino ou em rede particular com bolsa integral de estudos, preferencialmente.

Para que seja contemplado com a bolsa o candidato deve corresponder a pelo menos um desses requisitos:


01. Ter renda per capita de até três salários mínimos (salário da família dividido pelo número de membros);


02.Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral;


03. Ser portador de doença física;


04. Ser professor da rede pública de ensino (válido quando está concorrendo a curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia).


Além de atender a um desses requisitos os candidatos devem ter realizado o ENEM no ano anterior. A nota média nas matérias deve ser 450 ou superior. Aqueles que tiraram zero na redação não podem fazer a inscrição online no PROUNI.

Inscrições do Prouni 2019

Agora que você já sabe quem pode se inscrever no PROUNI, está na hora de aprender como é feita a inscrição. O processo é simplificado e completamente uniformizado, feito pela internet. Cabe ao próprio candidato se inscrever e acompanhar a sua inscrição diariamente.

Todos os anos o governo divulga, com antecedência, o prazo para a realização do seu cadastro. Nesse período os candidatos devem acessar o site e fazer login. Os dados para acesso na plataforma são os mesmos usados pelo candidato no SISU.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Dentro da plataforma os candidatos podem selecionar até duas opções de curso, na mesma instituição ou em instituições distintas. Ou seja, é possível selecionar cursos diferentes ou os mesmos cursos, em instituições diversas, à critério do candidato.

Confira o passo a passo a seguir para aprender a fazer as inscrições do Prouni:

INSCRIÇÕES DO PROUNI 2019


Passo 01. Acesse: siteprouni.mec.gov.br.


Passo 02. Essa escolha dos cursos é apenas a primeira etapa da inscrição. Diariamente o site atualiza a nota de corte. Para saber se a sua nota está adequada para o curso selecionado basta analisar a nota de corte. Para conseguir a bolsa a sua nota deve ser maior que a de corte. Essa nota de corte só fica visível ao final do primeiro dia das inscrições do Prouni.


Passo 03. Se a sua nota for menor, é possível alterar as opções de curso e instituições. Vale lembrar que o sistema irá considerar como válida apenas a última alteração realizada pelo candidato.


Atualmente as inscrições para o PROUNI 2019 ficam abertas duas vezes no ano: para as vagas do primeiro e do segundo semestre. Ou seja, são muitas chances e oportunidades de conseguir uma bolsa de estudos.

Como cancelar inscrição Prouni

Uma situação muito comum de ocorrer é a de estudantes que desejem realizar o cancelamento do financiamento do Prouni, seja por qualquer motivo em específico. Mas o que este estudante precisa entender é que, para cancelar, trancar ou suspender a bolsa do programa, é necessário antes fazer uma solicitação.

O Manual do Prouni diz que esta solicitação deve ser feita, obrigatoriamente, através do Requerimento de trancamento/cancelamento. O documento deverá ser devidamente preenchido com a justificativa, data e assinatura do estudante e ficará arquivado com o Termo de Encerramento do Usufruto da Bolsa do Prouni na IES.

E se você não sabe ainda como estar solicitando o seu requerimento, basta seguir os passos que ensinaremos no guia-explicativo abaixo:


Passo 01. Acesse o seu portal utilizando o login e senha;


Passo 02. Localize e clique na aba “Requerimentos, depois em “Sugestão, dúvidas e outros”;


Passo 03. Agora o estudante deverá selecionar a categoria matrícula – Trancamento ou Cancelamento.


Aqueles que ainda não conseguiram realizar o procedimento através do portal, podem optar em ligar para o telefone 0800 704 4955. Com a central de atendimento você poderá esclarecer qualquer tipo de questionamento relacionado ao Prouni.

 

O PROUNI é considerado o maior programa de bolsa de estudos em universidades privadas do país. Aqueles que não possuem condições financeiras, mas que desejam estudar, podem conseguir uma bolsa integral ou parcial.

As Prouni 2019  inscrições são realizadas pela internet, de forma rápida e simplificada. Acesse agora mesmo o site desse programa e conheça o procedimento. Essa pode ser a sua grande chance de começar a fazer faculdade. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSCRIÇÕES DO PROUNI 2019 →【SAIBA COMO FUNCIONA】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *