Inscrição Segunda Chamada ProUni 2019 → Resultado, Como Participar

O Programa Universidade para Todos surgiu em 2004 como uma ótima oportunidade para que alunos de baixa renda pudessem ter acesso às instituições privadas de ensino superior, o processo de seleção, baseado nas notas do Enem são divulgados duas vezes ao ano, por meio da primeira e da inscrição da segunda chamada ProUni 2019.

O governo oferece incentivos para que as instituições de ensino participem do ProUni, a isenção de 4 tributos: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ).

Abaixo vamos falar sobre o funcionamento da inscrição da segunda chamada ProUni 2019, quando sai o resultado, como participar e o que deve ser feito caso seja selecionado, então, se você tem realmente interesse leia atentamente todas as informações a seguir. Acompanhe!!

Inscrição Segunda Chamada ProUni 2019

Para realizar a sua inscrição na segunda chamada do ProUni 2019 é preciso que você apresente um desses requisitos abaixo. Confira:


01. Possuir alguma deficiência.


02. Ter cursado o ensino médio completo em uma instituição pública ou em uma instituição particular com alguma bolsa de auxílio.


03. Ter cursado parte do ensino médio em uma instituição pública ou em uma instituição particular com alguma bolsa de auxílio.


A primeira etapa de seleção ocorre na internet, nela o aluno seleciona até cinco instituições de ensino disponíveis, bem como, cursos e turno que são de sua preferência. A partir da nota tirada no Enem, o sistema do ProUni irá fazer uma classificação dos candidatos e logo depois soltará a lista de pré-selecionados.

SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019

Os estudantes que estiverem na lista deverão comparecer ao local indicado com os documentos necessários em mãos, cabe a instituição de ensino averiguar e atestar as informações apresentadas nos documentos.

Porém, após a primeira seleção, muitas vagas continuam ociosas, situação que ocorre pois existem candidatos que passam em mais de uma universidade e se matriculam em apenas uma, a reprovação de candidatos em requisitos pedidos na seleção também é um fator que libera vagas.

É para ocupar essas vagas ociosas e dar outra oportunidade aos participantes que existe a segunda chamada, que também segue a classificação de notas do Enem, porém, retira da classificação alunos aprovados e já matriculados na primeira seleção.

Mesmo após a primeira e segunda chamada, ainda sim sobram vagas ociosas, elas são ofertadas nas listas de espera, para alunos não selecionados na primeira e nem na segunda chamada, em caso de ainda sobrar vagas, elas serão ofertadas no processo seletivo seguinte.

Como Participar da Segunda Chamada?

O participante inscrito no processo seletivo do ProUni já está automaticamente participando da primeira e segunda chamada daquela edição, caso não seja chamado na primeira classificação, basta o aluno aguardar a divulgação da segunda e verificar se seu nome consta no sistema.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Caso seja pré-selecionado para a segunda chamada, o participante deve apresentar a mesma documentação exigida na primeira seleção e aguardar o processo de averiguação das informações apresentadas.

SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019

É possível ter acesso aos resultados de dois modos:

  • Digitando o número de inscrição e senha no Enem
  • Filtrando pela instituição, campus e curso.

A segunda chamada do ProUni é divulgada no início do segundo semestre do ano, é importante destacar que cabe ao participante a responsabilidade de acompanhar as datas do processo e classificação final.

Documentos necessários

Para realizar a inscrição segunda chamada proUni 2019, é preciso que você apresente os seguintes documentos:


01. Carteira de Identidade de todo os membros da família.


02. Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) de todo os membros da família.


03. Comprovantes de residência como contas de água, gás, energia elétrica ou telefone.


04. Três últimos contracheques, no caso de membros com renda fixa.


05. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.


06. Comprovantes dos períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em escola pública, quando for o caso.


07. Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em instituição particular, emitido pela respectiva instituição, quando for o caso.


No ano de 2018, 174.289 vagas em 1.460 instituições de ensino superior foram ofertadas na segunda chamada do processo seletivo, os números reforçam o fato de que os estudantes não podem perder as esperanças de entrar na universidade.

Caso seu nome não esteja presente na primeira chamada, o processo seletivo possui muitas vagas, dando oportunidades ao aluno alcançar o objetivo final, a vaga tão sonhada na universidade.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Inscrição Segunda Chamada ProUni 2019 → Resultado, Como Participar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *