COMO SE INSCREVER NO PROUNI 2019 →【APRENDA AGORA】

Você deseja saber como se inscrever no Prouni 2019 e ingressar em uma boa universidade, mas tem medo dos “pavorosos” vestibulares? Saiba que isso é muito comum. Mas é possível evitar esta situação caso tenha participado do ENEM mais recente e se enquadrar em pelo menos um dos requisitos solicitados pelo programa.

No ano de 2004 o Governo Federal criou o ProUni. O intuito é o de fornecer a oportunidade de graduação em qualquer universidade e em qualquer curso, para todos os brasileiros.

É possível conseguir uma das duas modalidades de bolsas que o programa fornece. A bolsa é escolhida conforme a renda familiar do candidato. E só é possível realizar a inscrição Prouni através da internet. Saiba mais!

PROUNI 2019

O ProUni – Programa Universidade Para Todos – foi criado pelo Governo Federal em 2004, com o objetivo de facilitar a entrada de estudantes em algum curso de graduação, em uma instituição privada.

COMO SE INSCREVER NO PROUNI 2019

O candidato pode conseguir dois tipos de bolsas:

  • A parcial – (50% da mensalidade do curso);
  • A integral – (100% da mensalidade do curso).

O estudante pode conseguir a bolsa parcial, se a renda familiar, por pessoa, for de até três salários mínimos. Já a bolsa integral é destinada para aqueles estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

No entanto, se o mesmo conseguir a bolsa parcial, mas não tiver condições de arcar com o custeio da outra metade da mensalidade, é possível que o mesmo consiga financiar o restante da mensalidade, através do FIES 2019 – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

Quem pode se inscrever no PROUNI

Esse programa de estudos é destinado às pessoas com baixa ou pouca renda familiar, contudo os candidatos precisam seguir, rigorosamente, outros critérios caso o seu desejo seja como saber se inscrever no Prouni 2019.

Um dos principais requisitos solicitados (e sem esse requisito não é possível concorrer a uma bolsa do programa) é ter realizado a última ou a mais recente edição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

O aluno deve ter realizado esse exame e ter conseguido uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas. Além disso, não pode ter tirado 0 (zero) na redação do exame.

A baixa renda familiar e a participação do Exame Nacional do Ensino Médio são dois requisitos obrigatórios para os candidatos do ProUni. Contudo, há outros requisitos que, caso o candidato os preencha, a possibilidade de garantir uma das bolsas, é muito maior.

E são elas:


01. Ter cursado todo o ensino médio em rede pública de ensino ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em rede privada de ensino, com bolsa integral de mensalidades;


02. Ser portador de alguma deficiência física;


03. Ser professor da rede pública de ensino, para concorrer em vagas de cursos de licenciatura, pedagogia ou afins.


Esses requisitos são para garantir que os candidatos que concorrerão às vagas são pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com os custos de uma instituição privada de ensino superior.

Como se inscrever no PROUNI 2019

Se você acredita que pode concorrer às bolsas do programa, você precisa fazer a sua inscrição, exclusivamente, via internet. Para acessar é muito simples, basta você entrar no site do ProUni 2019 para inscrições.

Veja o passo a passo a seguir e saiba como se inscrever no Prouni 2019:

COMO SE INSCREVER NO PROUNI 2019


Passo 01: Primeiramente acesse siteprouni.mec.gov.br;


Passo 02: No ato das inscrições do ProUni 2019, você precisa preencher todos os seus dados e marcar quais os requisitos que você se encaixa. Além disso, você precisa, também, escolher duas instituições privadas de ensino e turno de preferência para o curso.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 03: A escolha deve ser de no mínimo duas, de acordo com a sua preferência. As opções podem ser de qualquer cidade ou estado do país. Após o período de inscrições para o ProUni 2019, ainda é possível alterar as suas opções selecionadas. Contudo, somente a última inscrição realizada é que será considerada.


Passo 04: É importante que você faça um acompanhamento diário da nota de corte que o programa calcula. É através dele que você fica sabendo se conseguirá a bolsa para o curso desejado, ou se terá que realizar alguma alteração do curso ou instituição.

Esse cálculo da nota de corte é a nota mínima do ENEM que o programa considera para cada curso e instituição. Ele é realizado com base no número de vagas disponíveis para um determinado curso e na nota que o candidato inscrito para aquele curso alcançou.


Você percebeu como é importante a nota do ENEM para conseguir uma bolsa em uma importante faculdade?

Porém, não pense que ao adquirir a bolsa (parcial ou integral) você estará livre das mensalidades. As bolsas do ProUni 2019 têm duração para o curso todo, contanto que o aluno:

  • Seja aprovado em 75% das disciplinas;
  • Possua uma frequência de 75% nas aulas;
  • Não tire notas abaixo da média, estipulada pela instituição.

Caso o contrário, as bolsas destinadas ao aluno são canceladas e não é possível fazer uma nova tentativa ao ter uma bolsa cancelada, no mesmo ano.

É possível se inscrever no PROUNI e FIES

O Fies é um programa destinado a financiar os cursos de graduação do ensino superior, de forma parcial ou integral a estudantes que não têm condições de arcar com os custos do curso. Para tentar o benefício os alunos devem estar matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa FIES e com avaliação positiva no MEC.

É possível ao bolsista do Prouni financiar através do Fies parte da mensalidade que não for coberta pela bolsa, dessa forma, o estudante não precisa assumir os custos de sua formação enquanto estiver na faculdade.

Além disso, o bolsista parcial do Prouni possui condição especial no Fies, podendo financiar até 100% dos encargos adicionais não cobertos pela bolsa independentemente do comprometimento da mensalidade na renda familiar mensal bruta per capita.

PROUNI 2019

Tudo é feito de forma bem simples por meio eletrônico. Durante a inscrição, o estudante precisa preencher todos os dados cadastrais solicitados. Após finalizar a inscrição, é necessário comparecer à Comissão permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade para validar as informações da inscrição.

Depois de todo o processo de inscrição, o estudante deve ir ao banco para contratar o financiamento. Lá, há a necessidade de apresentar os documentos  para contratação, bem como uma das garantias previstas pelo programa, a saber: fiança convencional, fiança solidária e a garantia por meio do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo – FGEDUC.

Na fiança convencional, o estudante apresenta até dois fiadores e o valor somado precisa ser igual ou superior ao valor mensal financiado. Já na fiança solidária, o estudante tem a opção de participar de um grupo de, no máximo, 5 estudantes que se comprometem a ser fiadores solidários entre si, garantindo o pagamento do valor total financiado.

Caso o estudante tenha dificuldades em apresentar um fiador convencional ou não queira participar de um grupo de fiança solidária, pode optar pelo fundo garantidor – FGEDUC para garantir o seu financiamento junto ao Fies.


Conseguiu realizar a sua inscrição? Se possuir alguma dúvida sobre como se inscrever no Prouni 2019 é simples, deixe um comentário logo abaixo que iremos te responder assim que for possível.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

COMO SE INSCREVER NO PROUNI 2019 →【APRENDA AGORA】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *