Bolsas Remanescentes Prouni 2019 → Como funcionam, Inscrição!

Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (Prouni) e não foram selecionados nas chamadas regulares, não precisam se desanimar, pois ainda é há uma chance de conseguir uma boa vaga em uma Universidade de Ensino Superior. Tudo isto é possível graças às Bolsa Remanescentes Prouni 2019!

Podemos considerá-las como a última oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos em uma Faculdade Particular através do programa. Para poder concorrer à estas bolsas é preciso manter-se sempre atento à plataforma online do programa, pois, além do período de inscrições ser aberto sem um aviso prévio, o número de vagas é bastante limitado.

Se você deseja conhecer mais a respeito das Bolsas Remanescentes Prouni, saiba que este será o artigo perfeito. Continue acompanhando o conteúdo a seguir e entenda como funcionam estas bolsas, quando abre o período de inscrições e como se inscrever. Vamos lá!

Como funcionam as Bolsas Remanescentes Prouni 2019

As Bolsas Remanescentes Prouni, para quem ainda conhece, são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos durante o processo de seleção regular do programa. Isto pode ocorrer devido à qualquer motivo, seja por desistências, documentação errada, problemas na inscrição, ou outros.

E como o Ministério da Educação (MEC) busca preencher o máximo de vagas possível, pode ocorrer aparecer algumas oportunidades que facilitam um pouco a vida dos candidatos que não tiveram o desempenho esperado no Enem. Sem contar que, até os estudantes que não participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio podem concorrer.

BOLSAS REMANESCENTES PROUNI 2019

Uma vez que as notas de cortes para as Bolsas Remanescentes Prouni não são tão altas quanto as do processo regular do programa, acaba que o MEC disponibiliza uma espécie de “mini” processo de seleção. E é aí que os candidatos retardatários podem demonstrar interesse para a vaga que surgir.

No entanto, ainda é preciso atender a alguns requisitos para poder estar participando destas bolsas. São eles:


  • Ter participado de alguma edição do ENEM a partir do ano de 2010;

  • Ter obtido nota mínima de pelo menos 450 pontos na média de provas;

  • Não ter zerado a Redação;

  • Apresentar, comprovadamente, que possui renda mensal bruta de no máximo 3 salários mínimos per capita.

  • Ter cursado todo o ensino médio em escolas de rede pública, ou em particulares na condição de bolsista integral.

É interessante informar que pessoas com deficiência não precisam se enquadrar em nenhum dos requisitos mencionados acima para concorrer às vagas. Isto vale também para professores da rede pública de ensino, que podem solicitar as bolsas do Prouni para cursos de licenciatura.

Os candidatos que já conseguiram a aprovação nas chamadas regulares não podem concorrer novamente à uma Bolsa Remanescente.

Inscrição Bolsas Remanescentes Prouni 2019

Para realizar a inscrição nas Bolsas Remanescentes Prouni e concorrer à estas oportunidades é muito simples. Assim como no processo regular, tudo é feito pela internet e sem cobrar nenhuma taxa do candidato.

Entenda melhor com o passo a passo que elaboramos a seguir:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

BOLSAS REMANESCENTES PROUNI 2019


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é acessar a página do Prouni durante o processo seletivo.


Passo 02. Informe o seu CPF e a data de nascimento. Deste modo o sistema poderá verificar se você já participou de alguma edição do Enem e atingiu pontuação suficiente para prosseguir.


Os professores da rede pública de ensino precisam indicar a profissão no campo que for solicitado, uma vez que não precisam ter participado do Enem para continuar. E os deficientes físicos também precisam indicar a sua condição no processo de inscrição.

O processo de seleção, neste caso, será diferente do regular. Quando acessar o sistema de inscrição Prouni, o candidato precisa conferir quais cursos e instituições estão disponíveis.

Escolha a opção que mais se adéqua ao seu gosto, que automaticamente o MEC associará o seu interesse à chamada “expectativa de direito à bolsa. Assim que chamado, apresente toda documentação solicitada pela instituição em que pretende se matricular.

É indicado pelo Ministério da Educação que todos os candidatos acessem com uma certa frequência o sistema de seleção, já que as bolsas podem aparecer e desaparecer, conforme outros candidatos vão preenchendo as vagas anteriores.

Quando abrem as Vagas Remanescentes Prouni 2019

BOLSAS REMANESCENTES PROUNI 2019

As datas para poder realizar a inscrição nas Bolsas Remanescentes Prouni 2019 ainda não foram divulgadas. Mas, assim que elas surgirem, atualizaremos o conteúdo e disponibilizaremos todas elas aqui no nosso site.

Vale reforçar que, do mesmo modo em que estas oportunidades surgem repentinamente, elas também podem se esgotar. Portanto, o ideal é que todos os candidatos interessados mantenham-se antenados, afinal, esta pode ser a sua última chance de conseguir ingressar em uma Universidade de Ensino Superior Particular através do programa.


As Bolsas Remanescentes Prouni 2019 ajudam milhares de estudantes brasileiros que não foram selecionados nas chamadas regulares do programa. Se você está nesta situação, não perca tempo e confira se não há nenhuma oportunidade disponível agora mesmo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto tratado acima, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Boa Sorte e bons estudos!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

Bolsas Remanescentes Prouni 2019 → Como funcionam, Inscrição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *